Segundo a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), as obras para a construção da ciclovia entre os km 38 e 42 começam ainda em outubro e devem ficar prontas em 12 meses.
A concessionária Ecovias e o governo do Estado de São Paulo anunciaram no último dia 4 de outubro, o início das obras para a implementação da ciclovia na Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo a Santos (SP-160). O trecho vai fazer parte da Rota Cicloturística Márcia Prado. O nome se dá em homenagem à ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, atropelada e morta por um ônibus na avenida Paulista em janeiro de 2009.
Segundo a nota divulgada, as obras serão iniciadas ainda nesse mês de outubro, com prazo de 12 meses e investimento de R$ 17,2 milhões. O projeto foi anunciado em 2018, com previsão inicial de R$ 6 milhões, gerando críticas por parte de especialistas devido a esse aumento.
O projeto é uma antiga demanda dos ciclistas, sendo elaborado pela Ecovias e aprovado pela Artesp, prevendo a ligação entre os municípios de São Paulo e Santos de maneira segura para os ciclistas.