*Post baseado em matéria da CNN.
A cidade de Utrecht na Holanda, tem sido reconhecida como modelo de sustentabilidade para o mundo. Localizada no centro do país, possui cerca de 360 mil habitantes, sendo que desses mais de 90% utilizam bicicletas como meio de transporte, segundo dados da EUROPEANA.
“Nas nossas ruas os carros são os convidados, eu acho que os pedestres e as pessoas que utilizam as bicicletas são os donos das ruas, na verdade”, revela a prefeita de Utrecht, Sharon Dijksma.
Além das questões de transporte e mobilidade, é fácil notar que muitas das edificações da cidade possuem painéis que produzem energia solar em seus telhados.
Mesmo antes de ser prefeita de Utrecht, Sharon Dijksma já era reconhecida por sua atuação em questões sustentáveis. Como Ministra do Meio Ambiente da Holanda teve papel importante na assinatura do Acordo de Paris em 2016, além de ter sido nomeada enviada especial para a COP27 (27ª Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2022).
“Eu sou uma prefeita, e nós achamos que as vozes das cidades devem ser ouvidas na COP 27, porque as cidades são os lugares onde a poluição está presente, mas também elas são parte da solução do problema.”, complementou.
De acordo com as Nações Unidas, 75% das emissões de CO2 no planeta ocorrem em cidades ao longo do planeta, enquanto se espera que 65% da população mundial irá viver em áreas urbanas no ano de 2025.