Conheça as 5 cidades com melhor sistema de transporte público

Uma matéria de Amelia Pollard do Bloomberg CityLab, mostrou um estudo feito pelo grupo Oliver Wyman Forum, afiliado ao Instituto de Estudos de Transporte da Universidade da Califórnia, Berkeley, elencando as cidades com o melhor sistema de transporte público no mundo. Foram levados em conta fatores como distância para o acesso ao transporte público, acessibilidade, horário de funcionamento, aglomeração e velocidade de deslocamento. As cidades asiáticas e europeias acabaram tendo o melhor desempenho, confira a lista:

1 – Hong Kong:

Foto: Nathan Härdig

A cidade asiática foi a que se saiu melhor segundo os critérios da pesquisa. A ferrovia de transporte de Hong Kong foi citada por conta de suas tarifas baixas, poucos atrasos e interrupções de serviço, além de se sustentar bem financeiramente.

Cidades como Hong Kong ajudam seus sistemas de trânsito quando tornam “o uso do transporte individual menos atraente”, disse Andreas Nienhaus, sócio da Oliver Wyman e um dos participantes do estudo. “Eles têm grandes zonas verdes ou grandes zonas sem carros, ou apenas tornam muito caro dirigir veículos individuais na cidade. E isso ajuda”, completou.

 

2 – Zurique:

Foto: Incusion

Os suíços são conhecidos por sua grande preocupação com o transporte público, especialmente com as ferrovias, como já vimos antes AQUI.

A cidade também é conhecida pelo chamado Zürich Card, um ticket que garante a utilização de todos os tipos de transporte público da cidade, como trens, ônibus, funiculares e até barcos. Seu plano diretor incentivando o uso do transporte coletivo também é conhecido como um dos mais avançados.

 

3 – Estocolmo:

Foto: Ioannis Ioannidis

As cidades escandinavas são as maiores referências quando falamos sobre a questão de sustentabilidade ambiental. Sua linha de transporte público também conta com linhas de ônibus, barcos, trens e metrô, e dificilmente atrasa.

 

4 – Singapura:

Foto: ALAMEEN A-DAE

Assim como Hong Kong e outras cidades asiáticas, Singapura lidera a questão de implementação de novas tecnologias em transportes, como na adição de novos ônibus autônomos.

 

5 – Helsinque:

Foto: Art Merikotka

A utilização de carros particulares na vida dos habitantes de Helsinque quase que não existe. Parecida com Estocolmo, a cidade finlandesa buscou facilitar o acesso de todos os meios de transporte público através do uso de um aplicativo.

 

As cidades do continente americano (incluindo os próprios EUA) não aparecem no ranking das melhores devido sua dependência excessiva com carros particulares. Entre as últimas colocadas vimos a predominância de grandes centros urbanos localizados no Oriente Médio e na África, como Joanesburgo, Riyadh, Nairobi e Jeddah.

Confira o restante do top 10:

6. Oslo – Norugea

7. Tóquio – Japão

8. Paris – França

9. Berlim – Alemanha

10. Londres – Reino Unido

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *