5 livros sobre Urbanismo lançados em 2022

Apesar do estudo das cidades estar ganhando cada vez mais importância em todas as partes do planeta, a quantidade de publicações sobre o tema em língua portuguesa ainda é limitada. A publicação de um livro entre os autores nacionais não é algo simples e exige uma boa quantidade de tempo para ser finalizada, ao mesmo tempo em que o processo de tradução de títulos estrangeiros feito pelas editoras nacionais também não ocorre do dia para a noite.

De toda forma, conseguimos reunir nesse texto cinco títulos – nacionais, ou traduzidos, – que foram publicados no último ano de 2022.

 

São Paulo: O planejamento da desigualdade – Raquel Rolnik

 

Raquel Rolnik é uma das arquitetas e urbanistas mais conhecidas do país, publicando diversos livros e com atuação em cargos da administração publica relacionados ao planejamento urbano. Nessa publicação Raquel atualiza o livro “São Paulo”, da antiga coleção Folha Explica, falando sobre o processo histórico da construção da cidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que aborda eventos bem recentes, como o impacto da pandemia da covid-19 e a greve dos entregadores de aplicativos que ocorreu em 2020. Apesar de apresentar questões relacionadas a pobreza e a construção da desigualdade na cidade, ela apresenta uma visão otimista sobre o tema graças ao surgimento de movimentos políticos e sociais de grupos que buscam mudar esse panorama. Destaque para o prefácio escrito pelo rapper Emicida, além da boa organização cronológica e gráfica do livro.

 

Ordem Sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades – Alain Bertaud

Com uma vertente bem diferente do livro anterior, a publicação do urbanista francês Alain Bertaud, busca abordar a questão do planejamento urbano sob um ponto de vista mais voltado para o mercado. Bertaud possui experiência de vários anos trabalhando em diferentes cidades ao redor do mundo, possibilitando uma análise sobre a forma de organização das cidades, apontando principalmente as diferenças entre o planejamento urbano “desenhado” e aquele mais espontâneo. Apesar de ter sido lançado em 2018, sua versão traduzida para português só foi publicada no último ano pela editora Bookman.

 

O Fantasma da Utopia: Arquitetura e Pós-Modernismo, Outra Vez – Reinhold Martin

Nesse livro publicado originalmente em 2010, o arquiteto e historiador Reinhold Martin, fala sobre o movimento do pós-modernismo e suas implicações na arquitetura e nas cidades. Martin realiza importantes reflexões a respeito do pós-modernismo e questões como globalização e neoliberalismo, que acabaram gerando uma certa perda de senso social e uma mecanização do processo criativo produzido pelo capitalismo. Publicado em português no último ano pela editora Perspectiva, o livro é obrigatório principalmente para aqueles que se interessam pela parte histórica da arquitetura e pela maneira como foram construídas as cidades no último século.

 

Arte, cultura e cidade: Aspectos estético-políticos contemporâneos –  Vera Maria Pallamin

Publicado recentemente pela Annablume Editora, a professora Vera Maria Pallamin reúne em uma publicação alguns textos que falam sobre a relação entre cidade, cultura e arte, abordando questões entre a estética e a política; à relação entre cidade, arquitetura, espaço público e cultura urbana; e também sobre a arte urbana.

 

Urbanismo Tático: X ações para transformar cidades – Adriana Sansão Fontes, João Pedro Pina e Larissa Martins de Paiva

Lançado em maio do ano passado, o livro escrito pela arquiteta e urbanista Adriana Sansão Fontes em parceria com os graduandos em Arquitetura e Urbanismo João Pedro Pina e Larissa Martins de Paiva, fala sobre o chamado “Urbanismo Tático” e seu papel na recuperação e incentivo de espaços públicos, apresentando nove exemplos que aconteceram em metrópoles brasileiras e internacionais.

 

Sentiu falta de algum outro livro que não foi citado aqui? Escreva nos comentários!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *