Amsterdã passará a conceder passe livre para a população mais pobre

O tema da gratuidade do transporte público tem ganhado destaque nos últimos meses, só aqui no site vimos sobre a gratuidade do transporte em inúmeras cidades para o segundo turno das eleições, que de certa forma influenciaram para as discussões sobre a possibilidade do passe livre em São Paulo, e para outras cidades que aos poucos estão tomando medidas em benefício ao transporte público, como Florianópolis e seu passe livre apenas em um domingo do mês.

Agora foi a vez de uma grande cidade global anunciar que irá fornecer passagem gratuita para a população de baixa renda usar no sistema de transporte público. O anúncio foi feito pela cidade de Amsterdã, que justificou a medida em virtude do aumento das tarifas do transporte público que serão aplicadas no próximo ano. Espera-se que esse aumento seja de aproximadamente 7.24% em 2023, principalmente causados pelo aumento dos custos de energia e da inflação.

E como isso irá funcionar? A previsão é que o início seja a partir do mês de abril, quando os bilhetes gratuitos irão permitir o transporte livre por uma hora e meia em todos os ônibus, bondes e metrôs na área que compreende a capital holandesa. Será permitido solicitar até oito bilhetes por residência, permitindo uma família se transportar dentro de todas as áreas da cidade e poder voltar para o seu ponto de origem, é o que promete os administradores de Amsterdã.

Qualquer pessoa que ganhe no máximo 130% do chamado “nível mínimo de renda” vai poder solicitar o benefício por meio de um site.  A estimativa é que mais de 95 mil famílias sejam atingidas por essa ação.

A prefeitura da cidade também não descarta a possibilidade de o benefício ser expandido para toda a população em um futuro próximo, sem discriminação de renda. As grandes cidades do mundo parecem estar percebendo os benefícios do incentivo ao transporte público de um modo geral; além das questões climáticas que estão ganhando mais atenção nos últimos anos, a própria mobilidade urbana obtém uma grande melhoria quando a população passa a escolher mais o transporte público como meio de locomoção, diminuindo a quantidade de carros nas ruas e gerando uma maior fluidez no trânsito.

É evidente que o processo de melhoria no sistema de transporte público não ocorre do dia para noite, cidades europeias possuem uma infraestrutura muito mais preparada e sólida quando comparamos com cidades brasileiras, que ainda sofrem com a má qualidade do transporte e possuem contextos sociais muito mais complexos. Entretanto a disposição para melhorar esse quadro é o primeiro passo para uma real mudança, principalmente quando pensamos justamente na população de baixa renda, onde no caso das cidades brasileiras é disparada a que mais utiliza o transporte público.

Enfrentar os privilégios dos carros dentro das cidades com certeza não é algo simples de se fazer, porém é necessário a coragem e a paciência para colocarmos o transporte público e a população que mais precisa como prioridades em nossas cidades. Assim como Amsterdã.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *