A associação Aliança Bike, no último dia 1 de Novembro, divulgou uma carta aberta falando sobre as iniciativas a serem implementadas e os desafios a serem enfrentados no que diz respeito ao setor de bicicletas e o seu uso. A carta foi dirigida ao novo governo eleito no último domingo, 30 de outubro.
Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que busca fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, turismo, lazer e logística.
Dentre as ações contidas na carta, destaca-se o pedido por uma reforma tributária, visto que não é aceitável que as bicicletas paguem mais impostos do que carros e motos a combustão. Ainda se fala numa maior atenção para uma política industrial a respeito do setor das bicicletas.
Outros pontos falam sobre a necessidade da preservação dos biomas e áreas naturais, em conjunto com o incentivo ao eco e cicloturismo.
Além disso, se ressalta a necessidade de uma forte infraestrutura nas cidades para a criação de ciclovias, ciclofaixas e calçadas, aliados com uma política de redução das mortes no trânsito.
Para conhecer todos os outros pontos, leia a carta na íntegra AQUI.