Cidades europeias transformam asfalto em arte

*baseado na matéria de Amelia Pollard do Bloomberg

 

A “Asphalt Art Initiative” é um programa que visa melhorar a segurança dos pedestres pintando manifestações artísticas em calçadas e áreas para pedestres. O programa apoiado pela “Bloomberg Philanthropies” irá distribuir doações de US$ 25.000 para 19 cidades europeias de acordo com o anuncio realizado nesse mês de outubro em Amsterdan.

Cidades na Bélgica, Itália e Kosovo estão entre as selecionadas para receberem melhorias na áreas para pedestres, assim como Istambul na Turquia, e Varna na Bylgária vão receber pinturas em faixas e áreas para passagem de pedestres.

Asphalt Art Initiative, Bloomberg Philanthropies

Essas iniciativas artísticas não são apenas para fins estéticos: nos EUA as intervenções artísticas mostraram que existe uma melhoria na segurança dos pedestres, especialmente quando combinadas com outras ações. Na cidade de Kansas, no Missouri, foi feita uma intervenção em um cruzamento com altos índices de acidentes, gerando uma queda de 45% na velocidade de automóveis após a instalação dessas artes. Em Baltimore, Maryland, as pinturas fizeram com que motoristas priorizassem a passagem de pedestres com 41% a mais de frequência.

Mesmo as cidades europeias tendo um índice de segurança para pedestres bem mais avançado do que nos EUA, a expectativa dos organizadores é de que os números melhorem ainda mais para o benefício de pedestres e ciclistas nessas cidades.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *