Como a arquitetura clássica pode ajudar a recuperar o comércio

Com o passar dos anos vimos uma mudança natural na arquitetura de nossas cidades, as construções mais clássicas deram lugar para edificações mais voltadas para a arquitetura moderna. Projetos geralmente muito menos complexos, com poucas variações de formas, com uma execução muito mais rápida e barata, algo natural quando falamos da consolidação do sistema capitalista e sua lógica ao longo dos anos.

Porém um artigo da revista “Journal of Urban Design” revelou que a utilização da arquitetura mais clássica e romântica pode ser uma aliada para a revitalização de lojas e para o fortalecimento do comércio físico. A pesquisa publicada no artigo revelou que as pessoas se sentem muito mais atraídas por edificações com esse tipo de arquitetura clássica do que pelas construções próprias de nossos dias.

A pesquisa funcionou da seguinte forma: um grupo totalizando 109 pessoas foi apresentado a seis cenas de ruas diferentes. Dentro de situações variadas, a opção mais escolhida foi a com o estilo barroco, considerada a mais agradável para se viver, além de mais atrativa para turistas.

Em segundo lugar, a opção mais escolhida foi aquela com prédios construídos bem no início do século XX; com a opção do estilo “tradicional” de nossos tempos ficando em último lugar.

Foto: Aleksandr Slobodianyk

Mas afinal de contas em que isso pode ajudar no comércio e no fortalecimento das lojas físicas?

Cientistas como Justin Hollander (co-autor do livro Cognitive Architecture: Designing for How We Respond to the Built Environment) relatam que o ambiente construído influencia a saúde mental das pessoas. Edifícios uniformes acabam por causar um estresse mental para os transeuntes, mesmo aqueles com fachadas todas envidraçadas, algo tão utilizado e exaltado como algo bonito em nossos dias.

Os pedestres são muito mais propensos a entrar em uma rua com casas e calçadas separadas do que em uma rua com um quarteirão contínuo e sem grande variação de paisagem e detalhes.

Em tempos de cada vez mais enfraquecimento do comércio tradicional, especialmente em relação as lojas virtuais, essa pesquisa traz boas notícias e uma visão otimista para os comerciantes tradicionais. O foco em experiências visuais mais agradáveis e uma arquitetura mais convidativa certamente pode trazer um diferencial e uma atração para os comerciantes.

Tal pesquisa também nos alerta para a importância da preservação de edificios históricos, geralmente presentes nas regiões centrais.

Para ver o estudo detalhado, recomendamos aqui a leitura do artigo completo.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *