Como árvores nas cidades ajudam a reduzir acidentes

Um lugar com a presença do verde certamente é algo valorizado nos dias de hoje. Nossa geração reconhece e concorda que vegetação, árvores e plantas são importantes para os nossos espaços, não apenas do ponto de vista sustentável, mas também pensando no bem-estar e na sensação agradável que causa nas pessoas.

Entretanto um aspecto pouco notado é em relação aos benéficos que a presença de árvores pode causar nas vias e no trânsito de modo geral. Ainda que existam alguns cuidados em relação a isso, primeiramente listamos os pontos positivos de quando as árvores estão presentes:

 

ÁRVORES AJUDAM A REDUZIR A VELOCIDADE DOS CARROS:

Essa pode parecer uma afirmação pretensiosa, mas evidências mostram que ela é verdadeira: estudos mostram que ruas arborizadas incentivam as pessoas a dirigir mais devagar. A razão para isso provavelmente passa por conta da linha de árvores que se forma ao longo de uma via. Isso acaba alterando nossa percepção de profundidade, dando a impressão de ser um caminho mais preenchido, nos levando a inconscientemente reduzirmos a velocidade. Isso pode ser comprovado quando pensamos na situação contrária, ao nos depararmos com uma longa e aberta estrada nos sentimos com o caminho livre e a tendência é pisarmos com o pé no acelerador.

A presença de árvores também nos causa uma sensação de ser uma área com a existência de vida, seja de animais ou pessoas, inconscientemente passamos a ficar mais atentos e diminuir a velocidade. Sobre essa questão recomendamos a leitura do post “Escala Humana” publicado recentemente no blog.

Fazer com que automóveis circulem em velocidades menores é comprovadamente um fator fundamental para diminuir a quantidade de acidentes e tornar as ruas mais seguras.

Foto: Jason Alvarez

 

ÁRVORES AJUDAM A FORMAR UMA ESPÉCIE DE BARREIRA DE SEGURANÇA:

Sem árvores a separação entre as calçadas e as estradas pode se tornar mais confusa, especialmente em áreas onde esse desnível é mais suave. Ao colocar uma linha de árvores essa separação é feita de forma muito mais efetiva visualmente, ajudando na redução de acidentes entre carros e pedestres.

Cidades ao redor do mundo já usam dessa estratégia de segurança, muito por se tratar de uma solução simples, barata e com outros benefícios.

 

 

ÁRVORES AJUDAM A TRANQUILIZAR OS MOTORISTAS:

Um dos maiores fatores de estresse em nossos dias está relacionado com o trânsito. Todos passamos por momentos de irritação e frustração ao encararmos as ruas em nossos deslocamentos diários, porém uma pesquisa comprovou que um ambiente de natureza e vegetação ao redor ajuda a provocar uma sensação de relaxamento e tranquilidade. Muitos dos acidentes que ocorrem nas cidades tem relação com o estresse dos condutores em suas correrias cotidianas, então é fácil constatar que motoristas mais calmos pode ser muito bom para a segurança nas vias.

Dito isso, apesar de todos esses efeitos positivos algumas pessoas ainda possuem uma visão negativa da presença de árvores nas vias. Isso não ocorre por acaso e muito tem relação com uma execução ruim dos cidadãos e do poder público, fruto de uma falta de estudo e planejamento.

Uma má aplicação de árvores nas vias pode causar problemas aos pedestres e danos no calçamento. O grande problema da falta de planejamento e de um estudo adequado é a utilização de árvores grandiosas em calçadas, uma combinação altamente inadequada. Não é difícil vermos calçadas destruídas e danificadas por conta das raízes dessas árvores, que na verdade são as grandes vítimas de tudo isso. Muitas vezes elas árvores por serem cortadas e retiradas, causando uma situação ainda mais triste e que poderia ter sido evitada.

Do mesmo modo, uma má implementação de árvores nas vias pode causar problemas na rede de fiação da rua, especialmente no Brasil onde essa gama de fios costuma ser exposta e muitas vezes caótica. Tal situação é péssima para as árvores e oferece um grande risco para a população com a possibilidade de curto-circuito e incêndio. Novamente é uma situação que pode ser evitada com um estudo e planejamento prévio, especialmente com as informações que temos hoje sobre o tamanho que as espécies de árvores podem alcançar.

Concluindo, a aplicação de árvores em nossas ruas é uma solução barata e simples para ajudar na redução de acidentes no trânsito, além de trazer benefícios em nossa saúde e no bem-estar dos moradores e da população em geral. Entretanto, sempre necessária a preocupação de ser elaborado um estudo prévio especialmente no que diz respeito a espécie adequada das árvores para esse fim.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *