*com base na matéria de Jennifer Mossalgue do Electrek
A França vem gerando esforços para fazer com que o país gere mais energia limpa e renovável. O presidente Emmanuel Macron lidera um plano que visa multiplicar por 10 a quantidade de energia solar produzida no país e dobrar a energia dos parques eólicos.
O senado francês aprovou recentemente a legislação que exigirá que todos os estacionamentos – existentes e novos – com vagas para pelo menos 80 veículos sejam cobertos por painéis solares.
A lei deve entrar em vigor a partir de 1 de julho de 2023, quando os parques de estacionamento menores com capacidade entre 80 e 400 lugares terão cinco anos para se adequarem às novas medidas. Os parques de estacionamento maiores, com mais de 400 lugares terão um prazo mais curto de até três anos a partir desta data, e pelo menos metade da superfície terá de ser coberta pelos painéis solares.
De acordo com o governo, esse plano, com foco principalmente nas grandes áreas de estacionamento em torno de centros comerciais e estações de trem, pode gerar até 11 gigawatts, o equivalente a 10 reatores nucleares, abastecendo milhões de residências. O sistema ferroviário francês também planeja instalar cerca de 190.000 metros quadrados de painéis solares em 156 estações em todo o país até 2025 e 1,1 milhão de metros quadrados até 2030, visando reduzir o consumo de energia em 25%.
Além dos painéis nos estacionamentos, o plano inclui outras medidas, como a construção de grandes fazendas solares em terrenos baldios localizados ao longo de rodovias e ferrovias, e em terras agrícolas, quando possível. Cerca de 50 parques eólicos adicionais, devem ser construídos até 2050, na França.