A cidade de Frankfurt, na Alemanha, está implementando uma grande mudança em relação ao funcionamento em algumas regiões da cidade: com inicio no mês de dezembro de 2023, o limite de velocidade em partes do centro da cidade passou a ser de 20 km/h.
De início, a ideia era implementar na região próximo à bolsa de valores e expandindo gradualmente. Em setembro de 2023, a cidade já havia decidido sobre essa medida, com previsão de vigência em dezembro do mesmo ano. O limite de 50 km/h permanecerá nas vias principais, enquanto as ruas secundárias terão o limite de 20 km/h.
O objetivo, segundo Wolfgang Siefert, responsável pelo trânsito em Frankfurt, não é criar um centro sem carros, mas sim reduzir sua presença. A ideia é eliminar a prática de ir de um estacionamento para outro de carro no centro da cidade.
Além disso, Frankfurt planeja incentivar alternativas ao uso do carro. Os estacionamentos gratuitos serão substituídos por garagens, promovendo um deslocamento mais eficiente. Áreas prioritárias, como estacionamentos para deficientes, táxis, e zonas de carga e descarga, serão mantidas.
A cidade também visa tornar o ciclismo mais atraente, convertendo as ruas laterais em vias propícias para bicicletas. Siefert destaca que, até então, os carros tiveram uma vantagem desproporcional em termos de espaço no trânsito, buscando equilibrar essa dinâmica. O plano é criar um ambiente urbano mais sustentável e eficiente, incentivando modos de transporte mais amigáveis ao meio ambiente.
A iniciativa de Frankfurt acompanha uma onda de medidas parecidas em outras grandes cidades do mundo, especialmente no continente europeu. Nesse post falamos mais sobre isso, destacando os exemplos de Lisboa, Paris e Madri.