*com base da reportagem do Bloomberg City Lab
FOTOS: Naho Kubota / site SO-IL
Os edifícios de apartamentos com pátios já são tradicionais nos EUA e em Nova Iorque. Geralmente esses pátios são grandes espaços abertos centralizados repletos de grama. Entretanto, um novo condomínio de 18 unidades em Brooklyn, Nova Iorque, feito pelos arquitetos do grupo SO-IL e a desenvolvedora Tankhouse, busca trazer uma configuração diferente.
No lugar dos pátios tradicionais, foram feitos terraços menores projetados de maneira mais cuidadosa e personalizada. Cada apartamento possui janela em pelo menos dois lados, com varandas nos quartos e salas de estar, proporcionando vistas incríveis da cidade. As unidades são acessadas através de uma quadra vertical ao ar livre e corredores bem ventilados.
“Um edifício pode ter espaços comuns onde as crianças podem brincar sem que ninguém tenha que se preocupar com onde elas estão”, disse Sebastian Mendez da Tankhouse.
A maior área comum fica no segundo andar ao oeste do edifício, com terraços privados espaçosos contendo mesas de jantar, mesas de piquenique e plantas e trepadeiras que ajudam a abafar o barulho da rua.
“Estamos felizes pelas pessoas criarem seu próprio conceito de viver”, disse Jing Liu, da SO-IL.