O programa que vem transformando a cidade de Barcelona

Lançado em 2013, um programa chamado Superilla (Superquadras) tem mudado a cidade de Barcelona. A medida consiste em deixar as ruas da cidade mais verdes e com menos espaço para carros, especialmente nos pequenos bairros de Poblenou, Horta e Sant Anton, onde os problemas de trânsito hoje praticamente não existem.

A ideia do governo local é de agora estender esse projeto para outros pontos da cidade, aumentando o número de espaços públicos, sempre com a forte presença de vegetação com muitas árvores e plantas.

Outro ponto importante é diminuição de estradas e faixas para carros, dando lugar para mais espaços de caminhada e ciclismo.

Nos pontos implementados a medida foi considerada um sucesso, os perigos do trânsito foram substituídos por áreas com parques infantis, árvores, bancos e praças. Os barulhos e a poluição dos carros praticamente desapareceram, tornando esses lugares muito mais agradáveis, saudáveis e seguros.

 

Melhoria na qualidade de vida:

Os benefícios dessas ações também passam pela melhora na qualidade de vida e de saúde das pessoas.

Um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona projetou que se o projeto for totalmente implementado a autopercepção de saúde mental ruim irá reduzir 14% nas pessoas, assim como as visitas a especialistas em saúde mental cairão 13%. A redução também seria de 13% no uso de antidepressivos e de 8% no uso de sedativos por ano.

Diversas outras pesquisas comprovam a relação entre o convívio com a natureza e o bem-estar e saúde mental das pessoas. Da mesma forma que se relatam conexões entre o ambiente de trânsito e congestionamento de veículos com propensão para se desenvolver ansiedade, estresse e depressão.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas tenham acesso a pelo menos 500 metros quadrados de área verde a cinco minutos a pé de suas casas, mas poucas cidades conseguem atingir essa meta. Em média, 40% dos habitantes das cidades europeias conseguem desfrutar de acesso a espaços verdes; em Barcelona, é menos de 20%, por isso a necessidade do plano se estender para uma maior área da cidade.

A cidade de Barcelona e as Superillas.
Cidade de Barcelona, Espanha. Foto: Alexey Komissarov

 

Elogios e críticas:

O plano das Superillas tem sido elogiado por vários administradores ao redor do mundo, como pelos responsáveis do Departamento de Transportes da cidade de Nova Iorque, nos EUA.

Mas nem tudo são flores. Dentro da própria Barcelona muitos foram contrários, especialmente os comerciantes que temiam uma diminuição de movimento e receita em suas lojas, além de outros que se mostraram preocupados com a aceleração da gentrificação nesses locais.

Porém, como esperado, a aprovação dos moradores foi crescendo com o decorrer do tempo, tendo o aumento da tranquilidade e da segurança sendo reconhecido pela população. Por outro lado, moradores de outros bairros alegam que o tráfego, de certa forma, apenas foi transferido para os outros bairros onde as reformas não foram feitas, gerando uma piora do trânsito nesses locais.

O fator político também continua sendo algo importante, alguns opositores dizem que as reformas são caras demais e insustentáveis. Outros dizem que os preços dos imóveis dispararam nos bairros das Superillas. Nesse ano a cidade espanhola terá eleição para prefeito e esse certamente será um ponto importante de disputa.

Qual a sua opinião sobre as Superillas? Se quiser conhecer mais sobre o projeto recomendamos a visita ao site oficial

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *