No atual ano de 2022, a prefeitura de Paris fez o anúncio de um ambicioso plano visando ser 100% “pedalável” até 2026, ou seja, que toda sua infraestrutura esteja apta para a circulação de ciclistas.
Entre 2022 e 2026, o planejado é que a cidade ganhe 180km exclusivos para ciclovias, melhorando também a infraestrutura em torno dos pontos de conexão entre os subúrbios e a região central, facilitando o acesso por todos os lados. Além disso, as vagas de estacionamento para bicicletas vão triplicar das atuais 60.000 para aproximadamente 180.000.
Um dos motivos para a realização do plano, é o próprio aumento da circulação de bicicletas dentro da cidade, forçando o poder público a aumentar a quantidade de pistas para ciclismo e ter atenção com a organização do trânsito e segurança dos transeuntes, visto que já existem reclamações dos moradores sobre o assunto. Foi anunciado que cerca de 250 milhões de euros vão ser disponibilizados para a realização dessas mudanças.
O projeto apresentado reconhece a necessidade de se estabelecer separações mais incisivas entre os espaços para ciclistas, pedestres e carros, ordenando de forma mais clara as condições para ciclismo na cidade.
Entre outras diretrizes do plano, se fala em proteger todos de acordo com uma hierarquia – começando pelos pedestres -, e estabelecer um “código de rua” com regras para todos observarem.
Referências: Bloomberg, prefeitura de Paris.
[…] Ciclovias também foram ampliadas e o incentivo para o uso de bicicletas cresceu, como podemos relembrar na matéria sobre o plano 100% pedalável de Paris. […]