A cidade de Roterdã na Holanda, está planejando revolucionar sua paisagem drasticamente com a presença de muitas áreas verdes. A ideia é transformar praças já existentes com a implementação de mais vegetação, além de criar parques com muitas árvores e fontes – e até mesmo pequenos lagos.
Os administradores locais revelam que com as intervenções cerca de um terço de todos os habitantes da cidade viverão a uma caminhada de 15 minutos de algum parque. Além de todo ganho na qualidade de vida da população, os idealizadores do projeto dizem que intenção é resfriar a cidade no verão, melhorar a qualidade do ar e evitar inundações quando chover forte.
Revitalização de locais:
Muitas das intervenções programadas são em áreas já existentes, é o caso de Hofplein, uma rotatória conhecida por sua bela fonte, mas também pelo seu trânsito intenso. O lugar será transformado em praça com muito verde e espaços para pedestres e ciclistas. As faixas para carros serão diminuídas e a fonte será ainda mais valorizada.
A atual rua Westblaak é outra importante via com muito movimento de carros que vem sendo transformada aos poucos com o objetivo de se tornar uma área com muito verde e atrativa para a população.
Praças já existentes também serão aprimoradas, principalmente com a adição de muitas árvores e plantas, é o caso da Prins Alexanderplein e da Schouwburgplein, áreas já consideradas importantes nas cidades, mas que serão tomadas por vegetação e se tornarão praças muito mais agradáveis para a presença das pessoas.
Outras regiões sofrerão alterações bem mais radicais e impressionantes, são os casos da Hofbogenpark – um antigo viaduto ferroviário que se tornará um parque linear cheio de plantas -, e o Rijnhaven – um projeto impressionante onde parques flutuantes serão construídos em um terço da atual área da bacia do porto.
Construção de novos parques:
Outros parques também serão construídos do zero, são os casos do Nelson Mandelapark e do Getijdenpark Feyenoord, projetos de grande dimensão que prometem causar um poderoso impacto positivo na cidade. Só o Nelson Mandelapark deve ter uma extensão de mais de 10 campos de futebol.
Apesar de muitas dessas intervenções serem projetos a longo prazo, algumas já começaram a serem realizadas. Algumas das imagens de computação gráfica com a previsão dos resultados podem serem encontradas no site oficial do projeto AQUI.
Apesar de ser uma realidade distante da brasileira, Roterdã pode trazer boas lições para nossas cidades, principalmente no que diz respeito a importância de se priorizar pedestres, ciclistas e áreas públicas com muito verde e opções de lazer para a população, algo certamente eficiente para a transformação positiva de uma cidade.