Um estudo realizado pela agência de urbanismo APUR mostrou que a cidade de Paris vem tendo sucesso no seu modelo urbano de valorização de pedestres e ciclistas em detrimento de carros.
O estudo foi feito através de um censo de lojas e serviços em outubro de 2020, pela oitava vez desde 2000, por iniciativa da cidade de Paris, da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, da Apur, além de contribuição do Observatório da Economia Parisiense.
A pesquisa foi realizada durante o mês de outubro de 2020, durante o delicado período da crise provocada pela Covid-19. De toda forma, no momento bares, cinemas, boates e todos os serviços comerciais estavam abertos.
Entre os vários números que chamam atenção, destaca-se o fato de que 94% dos parisienses moram a apenas no máximo 5 minutos a pé de alguma padaria.
Em relação a farmácias, o número é semelhante, sendo no caso 92% dos parisienses.
Outro ponto que ressalta o sucesso da cidade na luta contra o uso excessivo de carros é o dado de que tivemos uma redução de 55% no número de garagens para carros dentro da cidade, sendo que no centro elas são quase que inexistentes.